quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O LUGAR


A Idéia não é uma Exposição de Fotografia. É algo mais... É possibilitar, a quem interesse, sentir o ambiente, a Fé que os move, a dor de quem está lá por compromisso, e a alegria de estar. E é por isso que não (ou quase não) foi feita edição. 
É uma descrição fotográfica. Um registro de alguém que estava muito curioso em saber 
o que exatamente era essa festa, essa confraternização na Fé. Com uma pitada de exorcismo. 
Uma belíssima Homenagem à São Miguel e Almas.
Em suma:
O que é o Cemitério do Peixe?
Quem é que vai ao Jubileu de São Miguel e Almas?
Porque vai?
Como vai?
O que se passa lá?
A quem quizer saber, está dada a chance:


Cemitério do Peixe é um lugarejo próximo uns 30 ou 40km de DIAMANTINA. É constituído de umas cem casinhas pequeninas (de barro batido), uma igreja e um cemitério que dá nome ao lugar. Reside aí, apenas uma pessoa. Uma mulher que cuida de tudo. Uma sentinela. Dona LOTINHA. Ocorre anualmente uma romaria para celebrar as graças de São Miguel Arcanjo e Almas, por volta do décimo quinto dia do mes de agosto. A essa festa vêem de todo lado do Estado de MINAS, e usando de todo tipo de transporte possível, alguns milhares de pessoas. Sós. Em bando, em grupos, casais, famílias, tribos. Durante o restante do ano, o vento, o silêncio, a solidão, alguns bois e muitos carrapatos. Mas durante os quatro dias em que o povo brota do nada e toma conta das casas e dos espaços - povoa com sentimentos, celulares, automóveis, bicicletas, ônibus, cavalos, carroças, buzinas, músicas e danças, missas, orações, casamentos, batizados, novenas - o MUNDO invade o lugar.














Padre CARVALHAIS - o pároco responsável































































































































11 comentários:

Liliane Rosa disse...

Meu caro Avelin,
que imagens maravilhosas! Adorei as fotos e o lugar. Preciso conhecer Cemitério do Peixe também. É muito singelo. Tem lugar para se hospedar lá? Parabéns pelo trabalho.

Liliane Rosa

neziraraujo disse...

Fala mestre, fotos fantásticas, quando crescer quero ser igual a você, rsrsrsrs.
Parabéns!

Nezir Araújo - Amas

Fabrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrícia disse...

Caro Carlos Avelin,

Meus pais são do Município de Conceição do Mato Dentro. Há 26 anos moram em BH/MG, muitos de seus familiares ainda povoam aquela redondeza.
Somos quatro filhos nascidos em BH e desde quando viemos ao mundo freqüentamos esta festa maravilhosa. Uma data sagrada que mesmo diante a dor da perca da minha avó materna que se encontra sepultada neste lugarejo, pedimos a Deus, a São Miguel Arcanjo e as Almas mais força para continuarmos participando deste evento. Participamos pela religião, pela alegria de estarmos perto de familiares, amigos, de pessoas humildes carismáticas que mesmo diante suas dificuldades e necessidades estão ali, para homenagear São Miguel Arcanjo e orar perante as almas de entes queridos. Amigos estes, que muitas vezes são da mesma cidade que somos, porém conhecemos lá.
Vamos na sexta-feira de madrugada, voltamos no domingo após a procissão. Se a viagem for tranqüila chegamos à noite, e já teve ano de chegarmos às 4 horas da manhã e acordamos às 5h para trabalharmos, não importamos com o cansaço e sim, já saímos contando os dias e combinando com amigos e familiares a nossa volta.
As "coisas" mudam, teve época que para ir de mudança para estes três dias, familiar saiam de suas casas localizadas na redondeza, levando alimentos, fogão, roupas, colchão, etc e iam de carroça, horas de viagem. Hoje têm carro próprio, ás vezes transporta amigos vizinhos o dia todo, pra lá e pra cá.
E o banheiro, a energia elétrica? Não havia ali, era "privada", lamparina, lampião e gerador. Vocês conhecem? Hoje tem energia elétrica, banheiro e chuveiro popular (R$1,00).
Celular, telefone? Sem comentários! Agora está preste a colocar antena celular, muito bom! Mas sinto que está modernizando muito o local, perdendo um pouco seu valor. Claro que precisamos de saneamento básico, comunicação, mas, contudo, muda um pouco a estrutura, a simplicidade que exala no local.
Sempre fui suspeita para falar deste evento, e ainda mais agora, que conheci o Amor da Minha Vida lá, nascido em Conceição do Mato Dentro e que há cinco anos participa da festa, a Deus, São Miguel Arcanjo e Almas, agradecemos nosso relacionamento com clamor.
Eu e minha família adoramos seu trabalho, sua exposição. Espero que você possa desta forma, mostrar milhares de pessoas que em nosso país existem lugares inesquecíveis, pessoas que lutam, economizam, trabalham arduamente durante o ano para ter condições socioeconômicas para estar ali, aproveitando religiosamente, socialmente este momento único e singelo.
Agradecemos e se precisar temos fotos maravilhosas.


Fabrícia Júnia da Silveira
Assistente Social - Belo Horizonte/MG

Unknown disse...

Capião que Show de imagens.
Fico felis de saber q existem pessoas capazes de perceber que o é bom durará para sempre.
Tive o prazer de conhecer lá. E vc representou muito bem aquele belissimo lugar. Parabens.

Alexandre disse...

Meu caro!
Fantásticas suas fotos...
Realmente conseguiu mostrar a magia deste lugar singelo e belo...
Eu nascí em Gouveia e paticipei desta festa fantástica por muitos anos,faltei as duas ultimas edições por motivos profissionais mas espero poder prestigiar as pr´poximas...
Valeu!!!

Anônimo disse...

OUVI FALAR DESSE LUGAR MAS NÃO SABIA QUE ERA TÃO INTOCADO ASSIM,COMO FAÇO PARA CONHECER QUERO MUITO PODER CONTEMPLÁ-LO FORA DA ÉPOCA DA FESTA É LINDÍIISSSIIIMO!!!!!! É O LUGAR PERFEITO PARA AGRADECER A DEUS POR TUDO E FICAR MAIS PERTO DELE;SE TIVER ALGUÉM QUE ALUGA CASA POR LÁ POR FAVOR ME AVISE PRECISO CONHECER ESTE PARAISO.UM ABRAÇO MARIA CLÁUDIA

jornalaico disse...

Muito bacana, xará. Abs,